YARWG – Exemplo da minha preocupação

Coisas como esse post da Resultados Digitais – ou a ferramenta referência para esse JTBD, a Sococo – que me deixam preocupado e queria fazer algumas considerações. Tais coisas funcionam, mas é não aproveitar do meio digital da melhor forma. Algumas considerações:

Sobre os pontos contra o trabalho remoto (antes da solução apresentada)

  • Presença e Disponibilidade – Se pegar qualquer empresa madura em remoto, nenhuma vai se preocupar com isso. Adultos são adultos e devem ser tratados como tal. Se pensar assim, nunca vai poder ter times distribuídos em diferentes timezones, por exemplo.
  • Visibilidade – Prefira transparência na comunicação. Não precisamos saber de tudo. Por isso o próprio Slack está virando uma bagunça em muitos cantos.

Tentar LIMITAR o digital ao mundo físico é ainda mais preocupante. Temos que aproveitar do digital e o que ele permite.

Rebatendo os pontos/JTBD apresentados para a ferramenta

  • “Não favorecem conversas emergentes” – Claro que sim! Depende de como você estrutura sua comunicação. As times não precisam “ligar”pra outra ou pingar, mas já enviar as ideias. Cria uma hashtag para esse tipo de conversa e ainda tens algo indexável!
  • “A aproximação por contexto fica prejudicada” – Claro que não! Por isso, basicamente, todas as ferramentas de comunicação séria tem alguma forma de threads/fóruns. Isso sim é contexto e não proximidade geográfica!
  • “Não sei quando a pessoa está disponível” – e nem precisa! Se são adultos, você deve tratar como adulto! Quando a pessoa puder, ela vai ver e responder!

Espero ter contribuído para sermos mais produtivos no trabalho remoto!

Se quiser ver o post explincando o YARWG.