Guia para realização de cobrança para empreendedores

Só a mensagem explicando já é uma aula. O CEO do Fatura Simples, and Felipe Bagetti, nos deu uma explicação das melhores práticas para fazer cobrança. Segue a mensagem dessa aula que eu pedi para compartilhar.

É importante entender que o cliente que é inadimplente contigo, paga outras contas. Então qual o motivo de ser inadimplente especificamente contigo? Ele não está priorizando tua cobrança. Tu tens que fazer ele priorizar o teu pagamento em detrimento de qualquer outro.

Tu também tens que facilitar a vida dele. Pagar a você tem que ser fácil.

Coisas a se atentar:

  1. A data de vencimento tem que cair no dia que ele tenha grana. Se é pessoa física, deve receber até o dia 5 de cada mês. Coloca teu vencimento para o dia 10.
  2. Se ele não te pagar tem que ter uma consequência. Multa, juros, protesto em cartório, negativação em SPC, um cara batendo na porta dele cobrando, etc.
  3. Contrato. Tu tens que ter um contrato com essa cara. Ele tem que assumir um compromisso contigo. E após assinatura do contrato, tu tens que usar um gatilho de coerência e compromisso com ele, que é basicamente perguntar/confirmar que ele realmente vai te pagar e se acontecer qualquer problema que o impeça de realizar o pagamento ele vai entrar em contato contigo.
  4. Lembrete de vencimento. Se tu conseguires implementar uma estratégia de lembrete por whatsapp/sms/telefone, com certeza vai reduzir a inadimplência.
  5. É interessante também criar uma relação de intimidade e confiança, em que o cliente vai te enxergar como alguém que merece ser pago (independente de punições).
  6. Um outro detalhe MUITO importante é tu não deixares a cobrança envelhecer. Quanto mais antiga a cobrança menor a chance de pagamento. Então tem que agir RAPIDAMENTE. Atrasou 2~3 dias já tem que ligar. Nessa ligação também tem que usar um gatilho de coerência e compromisso. E tu deves facilitar o pagamento, enviando uma segunda via ou algo do tipo, se necessário.
  7. E é importante tu definir uma ‘régua de cobrança’, em que os pontos de contato estão bem definidos. Por sinal, no material abaixo falo sobre isso. Mas basicamente é saber o que falar/fazer em cada momento da cobrança, e executar rigidamente.

Dá uma olhada nesse post: 7 passos para vencer a inadimplência

Só lembrando que 20% de inadimplência significa que 1/5 da tua operação tá indo por água abaixo – pelo menos enquanto o cara não paga. E isso sem considerar o custo extra que esse problema te traz, como a contratação de funcionários para cobrança, imprevisibilidade do capital de giro, etc.

Segue a landing page do material – Cobranças de Sucesso.

Veja as discussões de quem aprende sobre Empreendedorismo Digital

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.